Orientações Médicas

GUIA PARA USO DE ANTICOAGULANTE ORAL

O anticoagulante oral é uma medicação tomada pela boca e que altera os mecanismos de coagulação do sangue.

A medicação é segura e eficaz para reduzir o risco de embolias e de derrame.

Porém o seu limiar de risco para efeitos colaterais (principalmente sangramentos) é baixo, o que faz o seu uso uma maior disciplina que é mais importante até que para com outras medicações.

Além disso, seu metabolismo pode ser facilmente alterado no caso de mudanças de dieta alimentar e uso de outras medicações, o que torna imperativo o paciente que fizer uso destas medicações o contato com seu médico no caso de prescrição de outros medicamentos.

Se você toma medicações do tipo anticagulante oral (coumadin®, marcoumar®, marevan® ou varfarina sódica) fique atento as orientações abaixo:

• • Existe uma necessidade de controle REGULAR da sua coagulação através de um exame de sangue periódico obrigatório (risco alto de sangramento!), seu médico lhe informará a periodicidade;
  • • Tomar a medicação sempre no final do dia ou a noite;
  •  Não esquecer a medicação;
  • • Não tomar outra dose em caso de esquecimento;
  • • Modifique a dose quando orientado (faça questão de ter certeza da dose correta!);
  • • Monitore hematomas, sangramento gengival ou presença de sangramento pelas fezes (ou fezes negras), ou pela urina (cor de cocacola);
  • • Evite uso de outras medicações (principalmente com base em ácido acetil salicílico ou anti inflamatórios não hormonais);
  • • Não inicie ou suspenda um tratamento médico (outras medicações) sem avisar seu cardiologista;
  • • Evite exageros com bebidas alcoólicas;
  • • Não faça mudanças de dieta (principalmente em relação a folhas verdes escuras (ricas em vitamina k).
  • • Avise todos os profissionais de saúde que tiverem contato com você que você faz uso de anticoagulantes