Dr. Alexandre Sousa - Cadiologia

Orientações Médicas

O QUE SÃO FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES?


Conforme mencionado em outro artigo. A obstrução dos vasos é causada pelo envelhecimento das artérias e este processo pode ser acelerado por fatores internos do organismo ou externos (como maus hábitos). Os principais fatores de risco são:

Tabagismo:

Quem fuma apresenta duas vezes mais chance de desenvolver angina ou infarto, em relação aos não-fumantes. O cigarro é o maior fator de risco para a morte cardíaca súbita.

Alteração dos níveis de colesterol:

O “mau colesterol” (LDL): quan em quantidade acima da necessária deposita-se no interior das artérias, levando a aterosclerose.

O “bom colesterol” (HDL): recolhe o colesterol em excesso dos tecidos e o leva de volta para o fígado. é considerado um fator protetor, porque “limpa&rdquo as artérias dos depósitos de colesterol.

Diabetes Mellitus:

O excesso de açúcar no sangue favorece o depósito de gorduras na parede arterial; portanto o controle do diabetes diminui o risco de oclusão das artérias e de doenças cardiovasculares.

Hipertensão arterial (“pressão alta”):

É definida pela medida de pressão acima do valor considerado normal, em duas medidas separadas e consecutivas.

Sedentarismo:

Após a alta hospitalar, você receberá orientações sobre se poderá realizar os exercícios em casa, com intensidade e intervalos regulares.

Obesidade:

O aumento de massa corporal aumenta o travbalho cadíaco e favorece a diminuição de atividade física, além de ser determinante de outros fatores de risco como pressão alta e diabetes mellitus.

Estresse e outros fatores psicológicos:

O estresse é uma reação do nosso organismo em que empregamos certa quantidade de energia para reagirmos a uma situação que nos incomoda, amedronta, confunde ou emociona profundamente. Ele é positivo, necessário e faz parte de nossas vidas, mas quando as exigências e tensões são muito pesadas ele pode ser prejudicial.

Desejo receber mais informações no meu e-mail

Summer Comunicação Integrada